Continue reading "Cozinha para pais – 16 de Outubro, 15h00 na Escola da Moreanes"
The post Cozinha para pais – 16 de Outubro, 15h00 na Escola da Moreanes first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Inscrições até 15 de outubro para [email protected]
A Cozinha da Avó é um projeto promovido pela Casa do Povo de Santana de Cambas ao abrigo do Programa Inovação Social com o apoio do investidor social Câmara Municipal de Mértola.
Saiba mais sobre o projeto em www.acozinhadaavo.pt ou em https://www.mertolafuturelab.com/blog/portfolio/a-cozinha-da-avo/
The post Cozinha para pais – 16 de Outubro, 15h00 na Escola da Moreanes first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Continue reading "Prémio ODSlocal – Projetos inspiradores em Portugal"
The post Prémio ODSlocal – Projetos inspiradores em Portugal first appeared on Frescos sobre rodas.]]>A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSlocal visa monitorizar o cumprimento dos ODS, mapear e medir o impacto das boas práticas e projetos dos municípios e valorizar os projetos promovidos pelos agentes locais.
É neste contexto que solicitamos a todas as empresas, associações, cooperativas, fundações, escolas, IPSS, ONG, organizações religiosas e outras instituições do município que contribuem para o alcance destes objetivos, que se juntem a nós neste desafio, e ajudem a mapear o vosso projeto e seus impactos na Agenda 2030, através do preenchimento deste formulário: https://odslocal.pt/novo-projeto.
Todos os projetos carregados na plataforma ODSlocal até às 14h00 dia 13 de outubro irão concorrer ao Prémio ODSlocal, de cariz monetário, atribuído pelo consórcio ODSlocal a três projetos promovidos por agentes locais, que cumpram os seguintes requisitos:
– Encontrem-se mapeados no portal ODSlocal;
– Tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030;
– Sejam inspiradores e possuam um elevado potencial de replicabilidade.
A atribuição do Prémio ODSlocal decorrerá no encontro anual “Conferência ODSlocal ‘21: A caminho de 20-30” no dia 24 de novembro de 2021.
Se acha que a sua instituição está a dar um real contributo para o Desenvolvimento Sustentável e quer ser candidato ao prémio, preencha o formulário disponível em, até ao próximo dia 12 de outubro, uma vez que os projetos só serão visíveis após a validação do município, e consulte as regras do concurso aqui.
É também possível ter conhecimento das boas práticas e projetos realizados em todo o país consultando o portal ODSlocal em https://odslocal.pt
The post Prémio ODSlocal – Projetos inspiradores em Portugal first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Continue reading "Já abriram as inscrições para as RotasZer0!"
The post Já abriram as inscrições para as RotasZer0! first appeared on Frescos sobre rodas.]]>O projeto RotasZer0 tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas. Este projeto pretende informar sobre a importância da circularidade e da biodiversidade nos sistemas agrícolas, nomeadamente no contexto de práticas de gestão de resíduos como a compostagem.
Serão realizadas 20 Rotas
, desde Ponte de Lima a Castro Marim onde, em cada uma, um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas.
Nas visitas, os participantes terão oportunidade de conhecer os produtores, as suas práticas e produção, registando em vídeo alguns momentos da sua Rota. As imagens captadas serão editadas pela equipa do projeto, resultando na realização de:
– vídeos de curta duração, sobre cada uma das rotas realizadas;
– um documentário final, compilando toda a informação recolhida nas rotas realizadas.
O Projeto RotasZer0
, resulta de uma parceria entre a Caravana AgroEcológica e o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e é financiado pelo Fundo Ambiental.
Com a presença da vereadora Rosinda Pimenta.
HOJE, quinta-feira, 2 de Setembro, 12h (Horário de Brasília), teremos o segundo encontro preparatório para o LUPPA – Laboratório Urbano de Política Públicas Alimentares . No LUPPA WEB #2 vamos nos debruçar sobre o tema Cidades, comida e resiliência climática. Traremos para a pauta o papel central das cidades na interseção da agenda alimentar e climática, dentro de uma perspetiva “glocal”, de adaptação e mitigação que aponte para cidades mais saudáveis, sustentáveis e justas para todos os seus cidadãos.
Pode assistir, ao vivo, no Youtube do Instituto Comida do Amanhã.
Saiba mais sobre o LUPPA em luppa.comidadoamanha.org
O LUPPA é um projeto do @comidadoamanha com o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade e do @iibirapitanga, e parceria do ICLEI América do Sul.
The post Cidades, Comida e Resiliência Climática first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Com Miguel Llorente e Paco Rodríguez
Data para Portugal: 26 a 28 de Outubro em Ourique
Vagas Limitadas!
Na sequência da aprovação do Projeto Pastagens Regenerativas (Programa Fundação La Caixa) promovido pela ESDIME, que conta com a parceria com da Câmara Municipal de Mértola, várias organizações do setor agrícola e agricultores do território, foi estabelecida uma parceria com a Associação de Agricultura Regenerativa Ibérica e, posteriormente, com o EITFood https://www.eitfood.eu/ (organização europeia na área da inovação alimentar), no sentido de se desenvolver um trabalho conjunto de capacitação dos agricultores para práticas agrícolas que incorporam princípios de regeneração, em particular, a regeneração dos solos, o aumento da biodiversidade, a utilização inteligente dos recursos hídricos, a promoção de sinergias com os ecossistemas, entre outros, sem colocar em causa a sustentabilidade económica das produções.
Na sequência desta parceria, estão abertas inscrições para a pré-seleção de candidatos(as) a uma ação de formação gratuita, a decorrer em Ourique, de 26 a 28 de outubro, dedicada à temática Agroflorestas, Linhas chave (Key line) e Biodiversidade em montados, com os formadores Miguel Llorente e Paco Rodríguez, com a duração de 2,5 dias. Formação em castelhano. Esta ação é uma de várias que irão acontecer também em Espanha, Itália e Polónia.
Ainda que a abrangência deste curso seja nacional, através da parceria com o projeto Pastagens regenerativas, os agricultores dos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Ourique e Mértola, têm acesso preferencial, até ao limite de 10 vagas.
Saiba como inscrever-se aqui ou contacte a ESDIME através de [email protected] // 286 328 471
The post Formação em Agricultura Regenerativa first appeared on Frescos sobre rodas.]]>A encomenda terá de ser feita no site do http://frescosdemertola.pt/lojas/rede-alimentar/ no dia anterior.
O Miguel irá entregar em sua casa ou no trabalho, onde desejar!
The post Entregas de Cabazes de Frescos, agora todos os dias! first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Continue reading "Constituída a EBM Associação Estação Biológica de Mértola"
The post Constituída a EBM Associação Estação Biológica de Mértola first appeared on Frescos sobre rodas.]]>A Estação Biológica de Mértola é um projeto de promoção da investigação científica aplicada e transferência de conhecimento e tecnologia de suporte a estratégias territoriais de conservação da biodiversidade, valorização dos recursos silvestres, regeneração dos ecossistemas e transição agroecológica em contexto climático mediterrânico, semiárido de elevada vulnerabilidade às alterações climáticas e desertificação. Tem o seu enfoque temático na biodiversidade, monitorização ambiental, agroecologia e gestão dos recursos silvestres. Estará ainda vocacionada na promoção da formação avançada, na disseminação de conhecimento e na prestação de serviços nos domínios da sua atuação, com âmbito regional, nacional e internacional.
A Comissão Instaladora da EBM Associação Estação Biológica de Mértola, constituída pela Associação BIOPÓLIS, Câmara Municipal de Mértola e EDIA irá agora diligenciar no sentido da constituição dos corpos sociais da associação. A EBM tem sede provisória na Rua Professor Batista da Graça Nº1, 7730-360, Mértola, distrito de Beja.
A assinatura da escritura da EBM proporcionou a visita do Senhor Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor António Manuel de Sousa Pereira a Mértola, que visitou as instalações provisórias da EBM e as futuras, no edifício da EPPAC que será reabilitado no âmbito do projeto.
The post Constituída a EBM Associação Estação Biológica de Mértola first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Continue reading "3 Tertúlias sobre a Dimensão Agroecológica"
The post 3 Tertúlias sobre a Dimensão Agroecológica first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Durante o mês de abril, em conjunto com a Professora Helena Freitas (Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra) está a organizar um Ciclo de 3 Tertúlias, sobre as Dimensões da Agroecologia, a decorrer no âmbito dos Encontros por uma Primavera Agroecológica – PrimaverAE 2021, organizados pelo GAIA (Grupo de Ação e Intervenção Ambiental).
A primeira tertúlia, moderada pela Helena Freitas (CEF – UC), irá abordar O impacto das práticas agrícolas sustentáveis na biodiversidade, no solo e água. Os convidados são José Paulo Sousa (EF – UC), José Herrera (MED-EU), Catarina Joaquim (Dias nas Árvores) e Ricardo Leitão (ESAC).
Será hoje, quinta-feira, dia 1 de abril, em direto, das 17h às 18h online.
A segunda tertúlia, moderada pela Inês Costa Pereira (Caravana AgroEcológica), discutirá A importância dos sistemas de distribuição curtos. Os convidados são Laura Rodrigues (Município de Torres Vedras), Liliana Pinto (Agrinemus), Maria José Ilhéu (Rede Rural Nacional) e Manuel Tenório (UTAD).
Será quinta-feira, dia 15 de abril, das 17h às 18h online.
A terceira tertúlia moderada pela Sara Magalhães (Caravana AgroEcológica), será sobre Como sensibilizar e envolver todos os atores. Partilharemos em breve quem serão os convidados desta tertúlia.
Será quinta-feira, dia 29 de abril, das 17h às 18h online.
Poderão assistir às três tertúlias através do link https://www.facebook.com/radiomovimentopt
The post 3 Tertúlias sobre a Dimensão Agroecológica first appeared on Frescos sobre rodas.]]>
Continue reading "Município de Mértola aderiu à declaração de Glasgow"
The post Município de Mértola aderiu à declaração de Glasgow first appeared on Frescos sobre rodas.]]>A Declaração de Glasgow vai ser apresentada no Brasil num evento online que se realizará no dia 5 de Maio. O evento é organizado pela Comida de Amanhã e, no âmbito da programação, foi selecionado para apresentação, como exemplo de boa prática, o projeto da Rede Alimentar de Mértola, em curso.
Saiba mais sobre a Declaração de Glasgow.
Foto: À Noite no Mercado_Mina de S. Domingos
The post Município de Mértola aderiu à declaração de Glasgow first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Continue reading "Cozinha sem Desperdício – Associação Montícola"
The post Cozinha sem Desperdício – Associação Montícola first appeared on Frescos sobre rodas.]]>Ao deitarmos alimentos para o lixo, seja porque passou o seu prazo de validade, seja porque sobraram no prato, não estamos só a desperdiçar o dinheiro que se pagou por eles, mas também a desperdiçar todos os recursos que esses mesmos alimentos já absorveram para chegar até à nossa mesa.
Cabe-nos, pois, a todos combater o desperdício alimentar. E tudo começa por estar consciente do problema e procurar mudar alguns hábitos e rotinas diárias.
A atividade irá realizar-se em formato on-line, com início pelas 10h e com a duração de 3h e tem como público-alvo prioritário os agentes locais da restauração e outros sectores da alimentação. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas a 10 vagas.
Esta iniciativa desenvolvida pela Associação Montícola integra a Rede Alimentar de Mértola.
Inscrições em: https://forms.gle/1fJrEV2PLxRJz69W8
The post Cozinha sem Desperdício – Associação Montícola first appeared on Frescos sobre rodas.]]>