As delícias da Avó Luísa

Como todas as histórias, a história da “Avó Luísa” começa por era uma vez….

Uma menina que gostava de brincar com as suas bonecas e com o seu irmão mais novo, para quem adorava “cozinhar”.

A menina cresceu, tornou-se adolescente e não perdeu o gosto por fazer experiências na cozinha, principalmente, bolos e sobremesas que aprendeu a fazer com a mãe e com a tia Otília, excelentes doceiras!

Era nas férias escolares, quando ia para a praia, para casa da sua tia Céu, que, com as primas faziam deliciosos bolos e sobremesas.

Foi assim, que nasceu o gosto pela doçaria…

Os licores surgiram mais tarde, durante a gravidez da filha mais velha. Do resultado de um engano com uma encomenda, que em vez de cerejas foram entregues ginja, a D. Luísa pôs-se a pensar… o que fazer com tanta ginja? E assim, “Foi a primeira vez que me aventurei a fazer ginjinha!”.

Os anos passaram, o percurso académico, pessoal e profissional torna-se mais exigente e o tempo escasseia. No entanto nem o nascimento de duas filhas, nem uma vida profissional intensa, foram impedimento para a D. Luísa continuar a fazer novas experiências gastronómicas, principalmente nas épocas festivas… “Na Páscoa e no Natal presenteava os meus amigos e familiares com pequenos cabazes com potes de doce, licores, azeites aromatizados ou bolos e biscoitos.”.

O que começou por um pequeno hobbie, tornou-se no seu ganha-pão, quando o destino lhe prega uma partida e fica desempregada. Incentivada por amigos e familiares, principalmente, confidencia “pela minha mãe, as minhas filhas e os meus netos”, começou a comercializar os produtos.

“Comecei a recolher as receitas de família, de doces, licores, xaropes, bolos e biscoitos. Nesta pesquisa, contei com a ajuda da minha saudosa amiga Bianjo que me deu algumas receitas de licores da sua mãe. Depois disso, foi tratar da parte burocrática: legalizar a produção, escolher uma imagem para apresentar os produtos, um nome (sugerido pela minha amiga Antónia) e jogar mãos à obra.”

E assim surgiram as “Delícias da Avó Luísa”.

Date:

Dezembro 16, 2020